Tema - Missões


     Tive um fim de semana incrível ao lado de Susy Peniche, Vanessa Camilato, Tatiana Malafaia e Bruno Luiz Avellar, amigos e irmãos em Cristo, estudando sobre missões na Igreja Batista Peniel na Ilha do Governador (Pastor presidente Daniel de Jesus Siston), no curso dirigido pelo Pastor Mario Freitas líder da organização +mais que surgiu após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010. 
Foram três dias de curso e no ultimo dia o Pr. Mario Freitas contou o testemunho do Mohamed e levou todos os alunos a terminarem o curso de joelhos e corações quebrantados, aos prantos. Descobrimos como precisamos ser verdadeiros servos de Deus, com coragem para ir, não importando para onde, nem como e sim apenas cumprir o Ide, estar dispostos a verdadeiramente morrer por Cristo, seguir os mandamentos de Jesus, mas infelizmente somos crentes que vivemos em nosso conforto, indo aos cultos livremente, quando muitos em outros países, vão a cultos clandestinos, correndo o risco de morrer, morrer por causa do amor á Cristo, pagando o preço. 
Que em nome de Jesus haja um avivamento espiritual, que nós cristãos sejamos tocados a ir, pregar o evangelho a toda criatura, pois tem pessoas a nossa volta, indo pro inferno por causa de nossa omissão sobre o evangelho, sobre Jesus que é o caminho, a verdade e a vida, e seremos cobrados por isso.





Para quem não foi, vou fazer um resumo do que estudamos.

MISSÕES E MISSÃO: “Missões” é toda a resposta da igreja cristã em cumprimento á “Missão” salvífica de Deus na terra. A intenção de redimir a humanidade é do próprio Senhor – a teologia usa o termo MISSIO DEI. É Deus quem comissiona a sua igreja, “Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.18-20), que responde fazendo “missões”. (Trecho da apostila de Missões elaborado pelo Pastor Mario Freitas da organização +mais)
Estudar sobre missões é definitivamente estar no centro dos projetos do Senhor, sendo capacitado por Ele para cumprir o Ide, uma ordem dada por Jesus.
Jesus não falou “Fique em sua nação, pregue apenas em sua igreja no conforto de seu lar o evangelho do Senhor”, não, Ele não disse isso, o Senhor Jesus nos deu uma ordem muito clara: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15). Então me pergunto, porque não fazemos isso?
Missão é: Ir, Orar e Sustentar, ir não quer dizer literalmente ir ás nações e sim estar de alguma forma contribuindo para que a o Ide seja feito, de que forma? Orando, sustentando, capacitando pessoas para missões, sendo uma Igreja com visão missionária.
A Igreja está em todos os países, porém não está em todas as nações. A medida que nos envolvemos com a pregação do evangelho, viramos cooperador para a volta de Cristo. “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24.14). “Digno és de tomar o livro, e de abrir os selos; pois foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, é povo, e nação.” (Ap 5.9).
Existem hoje 16.600 grupos étnicos entre eles, 7.100, cerca de 42%, ainda não tem o evangelho. “Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? (Rm 10.13-15)
(Lc 1.1-10) Para fazer missões, tem que ter como prioridade Missões, Jesus ordeno que fossem e não se distraíssem, por isso falou: “Não leveis bolsa, nem alforjes, nem alparcas e a ninguém saudeis pelo caminho”, o quer dizer, não perca tempo, não leve nada que o faça se distrair, não pare para falar com que possas poça te desviar do caminho.

Critérios para ser um missionário:
Apostolicidade – Não existe missionário sem que seja membro de uma igreja, não há possibilidade de ser missionário autônomo (sem igreja), ele tem que ser primeiro discípulo para poder fazer discípulo.
Cumplicidade – Não há missões sem cumplicidade, é necessário ter o apoio de outros, um cúmplice, alguém para nos ajudar.
Mentoria , mentor é alguém que está acima de você, são autoridades que o Senhor coloca em nossa vida. Não da para fazer um ministério sem um mentor. É mais importante saber com quem você vai fazer missões do que para onde você vai.
Paridade, par é alguém que para falar com ele você precisa olhar para o lado. Par não é uma relação de autoridade mas sim alguém para estar sempre ali, orando, conversando, e está aliado com você no mesmo propósito.
Especificidade – É necessário saber qual o seu chamado, o que em específico foi chamado para fazer.Quem se sente chamado para fazer tudo, não consegue fazer nada direito”. Temos que ter foco.
Deus é quem coloca a vontade em nosso coração e quando essa vontade é dEle, Ele abre as portas, da providência suprindo todas as necessidades. Deus é quem capacita, mesmo que não nos sintamos capazes, Deus cumpre em nós o chamado feito por Ele.
A missão foi dada por Jesus á igreja de Cristo, por isso tem que ser feita com a benção de seu pastor, podemos não precisar da ajuda financeira da igreja, porém é precisamos da benção.
Disponibilidade – Nunca ore por missões se você não estiver disposto a ir. Devemos orar como se fossemos a resposta de nossa oração. “Eis-me aqui Senhor. Envia-me a mim.” Orar sendo sincero com Deus, colocar diante dEle suas limitações, seus pontos fracos, seu perfil e pedir para o Senhor te transformar, fazendo de ti segundo o coração dEele.
Prioridade – Não se distraia, a maioria dos missionários se distraíram e muitos não sabem que estão distraídos. A principal forma de distração não é o pecado e sim outro ministério. Pessoas perdem o foco ministerial por causa de coisas que encontram no caminho. Perdem o foco, colocam outras coisas ou outros ministérios em primeiro lugar e a missão fica para traz, não se torna mais sua prioridade.
Contextualização – Precisamos ter a linguagem apropriada quando chegarmos em um pais pois há uma outra cultura, diferente da nossa e nesse caso, o intruso lá é você.
Em uma cultura, é errado apenas o que a bíblia diz claramente diz para não se fazer. Por um fator cultural que é contrário a bíblia, o missionário pode lutar. (Ex. Infanticídio em tribos indígenas).
Flexibilidade – Temos que estar prontos para ser flexíveis.
Curar os enfermos e anunciar o reino” (Lc 10.9) Não tem como fazer missões sem pensar no conceito de pobreza. A igreja trabalha muito em doação porém esse trabalho tem um curto prazo pois uma hora as doações acabam e as pessoas não sofrem transformações. A igreja tem que ter um projeto de erradicação da pobreza.

Vocação
Latim evocare - chamar, mandar vir
Grego kaléo - chamar
Vocação – “Chamado de Deus ao homem para que ele, primeiramente, se torne parte do corpo de Cristo, que é a igreja, e,  em segundo lugar, para que o sirva em todas as relações com o próximo.” (Trecho da apostila de Missões elaborado pelo Pastor Mario Freitas da organização +mais). “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os  seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus (2 Coríntios 5.18-20). Quando alguém é chamado para ser salvo, ele é chamado para o ministério. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”  (1 Pe 2:9-10). Quando se aceita Jesus, já tem que começar a trabalhar na igreja.

Como identificar o nosso chamado?
Uma coisa que eu gosto não é um identificador. Eu já faço (ex. professora), também não é um identificador. Identificamos nosso chamado quando o que fazemos fornece um sentimento de satisfação.

Confirmação de uma vocação
Vocação é o que eu faço naturalmente sem precisar de grandes estímulos, ordens ou obrigações, é o que eu faria mesmo que eu preciso pagar para fazer, quando exerço minha vocação, pessoas atestam o envolvimento de Deus e o glorificam, é quando um problema do mundo me tira o sono, “E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria” (At 17.16). Eu não posso exigir que aquilo que me tira o sono, tire o sono de todo mundo. Deus é a fonte da vocação. Grandes projetos missionários surgem de grandes revoltas, da indignação emergem grandes ministérios.

Existem dois tipos de comunicar o evangelho, ponto de contato – elogiar, argumentar e ponto de atrito – condenar, criticar. Temos que achar um fator comum de contato. Deus colocou a eternidade no coração do homem basta que ele desperte espiritualmente para aceitar Jesus como seu salvador e esse é o papel do missionário, levar o evangelho a quem ainda não conheceu Jesus.
Todos que querem fazer missões é alvo de uma batalha espiritual, mas as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, você pode de ir ao inferno para resgatar almas e o inimigo não pode impedir, porém ele tentará contra sua vida. Temos que estar preparados, consagrados e fiéis ao Senhor para que não sejamos pegos de surpresa pelo inimigo, pois ele age em nossa fraqueza, questiona a intimidade de seu coração, sua essência.
Temos que seguir a Deus, apenas isso, fazer o que Ele nos mandou e deixar que Ele cuide de nós. Deus tem um chamado na vida de todos, temos que buscar a santidade para que os sonhos de Deus se cumpram em nossa vida.
Entregar nossos sonhos, projetos, tempo e principalmente nossa vida nas mãos do Senhor.

Eis-me aqui Senhor, usa-me em qualquer hora, em qualquer lugar e principalmente, segundo o teu coração, faça de mim instrumento de valor em tuas mãos, canal de benção em tua obra, envia-me a mim!!!  Essa é a minha oração.


Testemunho sobre Mohamed 


Muito legal esse vídeo, fala sobre Vocação de uma maneira divertida
(indicado por Gabriel Danilo de Paula)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, então comente...