segunda-feira, 11 de maio de 2009

Entrevista com o Fotógrafo Douglas Shineidr

" ...não tenho muita vida social, esse é o lado ruim da profissão, mas passar os problemas e acontecimentos do mundo através da fotografia para as pessoas é realmente uma satisfação uma tarefa que exige muita paixão, pois não se passa com clareza o que não se sente de verdade, a não ser que goste... ”


Douglas Shineidr, 26 anos, apaixonado por fotografia desde os 17, teve seu primeiro contato com a fotografia ao aceitar trabalhar em um laboratório fotográfico onde apenas revelava fotos.Desde 2002 quando resolveu levar a fotografia como profissão e não como lazer, teve sempre muita curiosidade de ver registros fotográficos em seus diversos campos de trabalho e a partir destas modelos poder seguir um caminho de trabalho do qual se identifica e que realmente lhe desse prazer em fotografar. Buscando estes conhecimentos começou a comprar livros, revistas ver vídeos e filmes que abordasse o tema para entender profundamente o que cada segmento da fotografia proporcionava e poder lhe dar experiência para lidar com situações de momentos e espaços para que cada foto que viria a registrar tivesse um bom resultado. Começou fazendo fotografia de eventos e books pelo fato de o retorno ser rápido.
Em 2006 lendo uma matéria de fotojornalismo, reparou que poderia ser um novo caminho fotográfico a seguir, pois afinal, sempre gostou de fotografar coisas novas e nunca ficar preso a uma rotina de trabalho, e com muita luta conseguiu um estágio em jornal. A parti daí começou a ver fotografia de uma forma diferente e esta paixão pela fotojornalismo o vem dominando a cada dia.

“... Eu fazia supletivo e um colega de sala recebeu um convite para trabalhar em um laboratório, mas ele não quis como eu estava sem trabalhar, fui no lugar dele. Mal sabia que seria o início de uma paixão, foi quando tive meu primeiro contato com a fotografia... “

Hoje, trabalhando como fotografo do Jornal do Brasil, não imagina sua vida fazendo outra coisa.Como todo carioca, gosta de ir a praia e curtir com os amigos, mas não deixa de incluir a fotografia em suas horas vagas, mesmo sem querer, se pega lendo algo sobre fotografia e pensando em uma nova foto.

Entrevista

Joelma: Há quanto tempo você é fotógrafo?
Douglas: Meu primeiro contato com a fotografia foi aos 17 anos, mas trabalho profissionalmente a sete (7) anos.
Joelma: Como começou sua paixão pela fotografia?
Douglas: Foi em meu primeiro emprego. Eu fazia supletivo e um colega de sala recebeu um convite para trabalhar em um laboratório, mas ele não quis como eu estava sem trabalhar, fui no lugar dele. Mal sabia que seria o início de uma paixão, foi quando tive meu primeiro contato com a fotografia.

“... bom é poder passar para as pessoas os acontecimentos do dia através de minhas fotos, e saber que elas entendem cada mensagem, isso é muito gratificante... “

Joelma: O que te incentivou?
Douglas: A convivência, o dia-a-dia trabalhando no laboratório, aguçava minha curiosidade em fotografar, fiquei fascinado.
Joelma: Quando tirou sua primeira foto?
Douglas: De tanto falar em fotografia, o namorado de uma tia minha me deu um máquina que ele tinha e não usava. Comprei um filme e corri para fotografar, e a primeira foto acabou sendo da vista da janela de meu apartamento.
Joelma: Qual o tipo de câmera que utiliza?
Douglas: Canon

“... fotografar é um vício sem volta... "


Joelma: Qual o lado ruim da profissão? E o bom?
Duglas: Amo o que faço e para mim não existe lado ruim, mas confesso que acaba com a vida social, pois foto não tem hora para se tirar, é a qualquer hora, a todo o momento tem um acontecimento e como fotografo do Jornal do Brasil, às vezes faço plantão sábados, domingos e feriados e muitas vezes até de madrugada. O lado bom é poder passar para as pessoas os acontecimentos do dia através de minhas fotos, e saber que elas entendem cada mensagem, isso é muito gratificante.
Joelma: Qual o segredo para se ter uma belíssima foto?
Douglas: Não tem segredo, basta viver o que se está fotografando e fazer a foto com o olhar e o coração trabalhando juntos.
Joelma: Fotografar é... ?
Douglas: Um vício sem volta.



“...Assim que comecei trabalhar no Jornal do Brasil, tive que cobrir uma operação da PM na comunidade Cidade de Deus, como era inexperiente e a adrenalina estava a mil, comecei a segui dois PMs, quando vi, estava em um corredor onde só passava uma pessoa e sem colete a prova de bala, e me dei conta que se começa-se uma troca de tiro entre os PMs e os traficantes eu não teria lugar para me proteger.... “


Joelma: Qual a importância da fotografia para a sociedade?
Douglas: Conscientizar, transformar e alegrar as pessoas. Através de uma foto você vive uma experiência, seja ela boa ou ruim, uma foto de uma morte por acidente provocado por um motorista alcoolizado ou uma foto de uma casamento, transmite mensagem de grandes emoções, “... é isso que quer para você..?” se for, vai fazer algo para que aconteça, se não também irá agir para que não aconteça. A fotografia pode mudar a opinião das pessoas. Sempre em minhas fotos tento mostrar o assunto de tal forma que só de o leitor olhar possa saber do que se trata a matéria sempre com o pensamento que uma foto fala mais que mil palavras e com isso busco sempre o novo, compondo os elementos do local para que a foto transmita sempre alguma mensagem.
Joelma: Tem algum lugar onde você gostaria de fotografar?
Douglas: Na verdade tem três. Pantanal, Amazônia e África. Gostaria muito de fotografar vida selvagem destes locais...


“... pelo fato de morar em uma cidade onde esta sempre tendo guerra entre policia e traficante dentro e fora das favelas e de eu ser uma pessoa que gosta sempre de fotos que tenha adrenalina, me identifiquei muito com a fotografia policial... “

Joelma: Quais suas referências, seus maiores ídolos?
Douglas: Os fotógrafos Araquém Alcântara, Severino Silva, Evandro Teixeira, dentre outros...
Joelma: Já participou de algum concurso?
Douglas: Sim, quando eu ainda não era fotografo profissional, vi em uma revista um concurso para fotografar uma paisagem e o prêmio era uma máquina. Mandei uma foto, ná época não tinha muita noção de como fotografar, acabei não ganhando.

"...sempre em minhas fotos tento mostrar o assunto de tal forma que só de o leitor olhar a foto possa saber do que se trata a matéria sempre com o pensamento que uma foto fala mais que mil palavras... "

Joelma: Conte uma caso curioso que tenha acontecido enquanto fotografava?
Douglas: Assim que comecei trabalhar no Jornal do Brasil, tive que cobrir uma operação da PM na comunidade Cidade de Deus, como era inexperiente e a adrenalina estava a mil, comecei a segui dois PMs, quando vi, estava em um corredor onde só passava uma pessoa e sem colete a prova de bala, e me dei conta que se começa-se uma troca de tiro entre os PMs e os traficantes eu não teria lugar para me proteger. Teve outra vez também, fui cobrir um acidente que provocado por um motoqueiro que avançou o sinal vermelho. Tanto o motoqueiro e as três senhoras que estavam sentadas na parte de trás do carro morreram. Quando fui fotografar o motoqueiro, o pai que era policial me ameaçou querendo impedir que eu fizesse a foto, teve intervenção da policia, mas acabei fazendo.
Joelma: Tem algum projeto para o futuro?
Douglas: Sim, fazer um livro com fotografias bonitas e que passe uma boa mensagem para as pessoas.

“ quando não estou fotografando, gosto de me divertir, sair com os amigos, também adoro aventuras e sempre que posso faço rapel e escalada... “

Joelma: Como é trabalhar em um jornal?
Douglas: É por experiência própria que posso falar que uma vez que a pessoa entra neste campo de fotografia e difícil sair e não gostar da correria, da disputa saudável pela foto perfeita com outros colegas da profissão e no qual todos sonhamos fazer para ser o destaque do dia, a famosa busca para ser capa do jornal. Porem eu sempre estou vendo a realidade de frente e em tempo real, seja um momento bom ou ruim, mais foi o que eu escolhi para minha vida no campo da fotografia e não me arrependo.
Joelma: O que faz quando não está fotografando?
Douglas: Gosto de me divertir, sair com os amigos, também adoro aventuras e sempre que posso faço rapel e escalada, mas confesso que não tenho tido tempo para isso. E mesmo nas horas de folga, me pego lendo algo sobre fotografia. Não tem jeito, fotografia é a minha vida.

"... mesmo nas horas de folga, me pego lendo algo sobre fotografia... ”


6 comentários:

  1. ADOREI A ENTREVISTA DESSA PESSOA MARAVILHOSA...ESTUDAMOS JUNTOS E Q HOJE EM DIA ESTA SENDO ESSE PROFISSIONAL BEM SUCEDIDO,AMIGO NAO SE ESQUEÇA DE NOS...TE ADORAMOS,BOA SORTE!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa a entrevista, conheci o douglas em sala de aula, desde o começo sabia que ia ser um amigo e sabia do lado fotografo dele, uma pessoa simples e com um carater fora de serie, e tenho certeza que vai ser um dos melhores fotografos, faço jornalismo e posos dizer que douglas voce é o cara nessa arte abraçossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM. Ver a antiga galera da faculdade bem na profissão. Valeu brother!!!
    Abraço.
    PS. Precisamos marcar um churrasco urgente.

    ResponderExcluir
  4. amiga, parabens!
    seu blog tah cada vez melhor
    addoooro vir aqui

    ResponderExcluir
  5. Por coincidência encontrei esta entrevista, deste grande talento. Douglas eu tinha a certeza que essa Pentax P40 com a angular, iriam materializar toda essa tua criatividade e motivação.
    E pelo que li nessa entrevista, não esqueceste esse gesto.
    Fico muito feliz pq não me enganei. Como fiquei sensibilizado, quando enviaste pela tua tia das primeiras fotos que elaboraste e que ainda guardo.
    Além de já seres um excelente profissional, apesar da tua juventude, continuas uma pessoa cheia de carácter e, com a humildade tão comum aos grandes talentos. Estou longe na distância física com um oceano a separar-nos, mas mando-te um abração desejando-te a continuação do maior sucesso.
    Parabéns tb para a autora deste blog, muito interessante.

    Abs
    João Jobling

    ResponderExcluir
  6. Nossa meu amigo arrebentou..Eh muito bom poder estudar com o mala rsrsrs amo muito..
    Sucesso sempre

    bjs

    ResponderExcluir

Gostou, então comente...