sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fériassss

As férias são um período de descanso periódico de uma atividade constante, geralmente trabalho ou aulas. O período de férias varia de acordo com a legislação de cada país.



Origem do termo
O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.
No Brasil, a legislação trabalhista estabelece um mínimo de 20 ou 30 dias consecutivos por ano de férias, sendo que aqueles que têm apenas 20 dias podem requerer compensação pelos outros 10 dias em forma de aumento no salário. Um trabalhador deve gozar as férias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde data da sua contratação, ou desde as últimas férias.
O objetivo das férias é proporcionar um período de descanso. Sendo assim, o trabalhador não pode se privar das férias nem por vontade própria e deverá consumir no mínimo 1/3 do período.

No Brasil, o direito às férias foi conquistado, junto com outros direitos dos trabalhadores, após as greves operárias do início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários e garantias trabalhistas.

O Código do Trabalho português estabelece que cada trabalhador tem direito a gozar anualmente um mínimo de 22 dias úteis de férias e um máximo de 25 dias úteis (no caso de nunca ter faltado ao trabalho durante o ano).

Férias escolares

Brasil
As férias escolares geralmente variam entre 90 e 120 dias, não consecutivos. No Brasil, consideram-se como meses de férias escolares: janeiro, julho e dezembro. Algumas escolas e universidades também consideram parte de fevereiro como período de férias.

Portugal
Em Portugal as férias são divididas da seguinte forma: férias do Natal, que começam na 2ª quinzena de Dezembro e duram 15 dias até 2 de Janeiro; em Fevereiro ou Março há 3 ou 4 dias de mini-férias de Carnaval; seguem-se os 15 dias de férias da Páscoa (em Março ou Abril, dependendo do ano); e, por fim, as férias de Verão ou "férias grandes" que começam na última semana de Junho, estendendo-se por Julho e Agosto e terminando na primeira quinzena de Setembro.


* Antes de Portugal se reger pelas directivas da UE, as férias grandes começavam em meados de Junho, e continuavam pelos meses de Julho, Agosto e Setembro, recomeçando as aulas nos primeiros dias de Outubro.
* Nos países do hemisfério norte (Portugal), em geral os meses de férias escolares são janeiro, julho e agosto, a fim de as férias maiores coincidirem com o verão.


( Fonte: Wikipédia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou, então comente...